Suflê de Queijo Tirolez

Tipo de Prato: Entrada

Tempo de preparo: 00h:40m

Rendimento: 8 porções

Ingredientes

Para untar e enfarinhar: 
- 2 colheres (sopa) de Manteiga Tirolez sem Sal 
- ½ xícara (chá) de farinha de rosca 
Molho branco: 
- 4 colheres (sopa) de Manteiga Tirolez sem Sal 
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo 
- 500 ml de leite 
- 1 cebola pequena 
- 1 folha de louro 
- 1 cravo-da-índia 
- 1 pitada de noz-moscada ralada 
- 1 pitada de pimenta-do-reino recém-moída 
Suflê: 
- 5 ovos (claras e gemas separadas) 
- 1 xícara (chá) de Parmesão Tirolez ralado (150 g) 
- 1 xícara (chá) de Estepe Tirolez ralado (150 g)

Modo de Preparo

Comece untando e enfarinhando 8 ramequins (9 cm de diâmetro x 4,5 cm de profundidade). Em seguida, preaqueça o forno regulado em 180 ºC.
A base do suflê é um molho branco. Para fazê-lo, coloque a manteiga em uma panela e deixe derreter em fogo baixo. Acrescente a farinha e toste-a, mexendo sempre, até que comece a exalar aroma de castanhas (cerca de 2 minutos). Adicione o leite aos poucos, mexendo vigorosamente para não formar grumos. 
Para aromatizar o leite, corte a cebola ao meio e, em uma das metades, espete a folha de louro com o cravo, para que fique presa. Coloque as metades de cebola no molho e deixe cozinhar, ainda em fogo baixo, mexendo sempre até que comece a engrossar (cerca de 15 minutos). Tempere com a noz-moscada e a pimenta-do-reino e retire as metades de cebola.
Para preparar o suflê: passe o molho para uma tigela grande e adicione as gemas uma a uma, misturando bem a cada adição. Junte os queijos e misture bem.
Deixe esfriar. 
Enquanto isso, bata as claras em ponto de neve.
Quando a mistura com os queijos estiver fria, acrescente 1/3 das claras, misturando delicadamente e fazendo movimentos de baixo para cima. Misture a segunda parte e finalize acrescentando a última parte das claras. Dessa forma, você mantém melhor a aeração da massa do suflê. 
Distribua a massa do suflê nos ramequins, preenchendo até um pouco mais da metade da altura (deixe 1 dedo de margem), para que o suflê possa crescer no forno. 
Coloque os ramequins sobre uma assadeira de alumínio e leve ao forno previamente aquecido. Deixe assar por cerca de 15 minutos ou até que os suflês fiquem bem altos e dourados.
Retire do forno e sirva imediatamente.