Souflé Romeu e Julieta

Tipo de Prato: Sobremesa

Tempo de preparo: 00h:25m

Rendimento: 6 porções

Ingredientes

Souflé:
- Manteiga Tirolez para untar 
- Açúcar para polvilhar
- 1 embalagem de Minas Frescal Zero Lactose Tirolez (270 g)
- 4 ovos pequenos (160 g)
- ¼ de xícara (chá) de açúcar (50 g)
- Raspas da casca de meio limão
Finalização:
- 1 xícara (chá) de goiabada cremosa light (150 g)
 

Modo de Preparo

Souflé: unte 6 ramequins de 7,5 cm de diâmetro (capacidade para 200 ml) com a manteiga e polvilhe o açúcar.
Corte o minas frescal em pedaços e processe ou amasse com um garfo até ficar em pedaços bem pequenos. Em seguida, passe-os por uma peneira para que o suflê ganhe uma textura mais delicada. Enquanto faz o resto da receita, reserve o minas frescal sobre a peneira para que possa escorrer um pouco.
Separe as claras das gemas. Na batedeira, bata as gemas com o açúcar e o minas frescal (sem o soro) até que forme um creme esbranquiçado. Junte as raspas de casca de limão e misture bem.
À parte, bata as claras em neve e adicione-as em seguida, misturando delicadamente com um batedor de arame (fouet), fazendo movimentos de baixo para cima para que a preparação fique bem aerada. Distribua a massa do suflê nos ramequins e asse em temperatura de 180 °C por 25 minutos ou até que a superfície fique dourada. Sirva imediatamente.
 
Dicas:
- Ramequins são potinhos próprios para o preparo de suflê. Normalmente são de cerâmica refratária (que vai ao forno), mas você também pode encontrar em versões de vidro. 
- O souflé é uma preparação francesa que pode ser doce ou salgada. Muito delicada, essa receita é preparada minutos antes de servir. Na hora de assar, regule bem a temperatura do forno para 180 ºC e não abra antes de os suflês ficarem dourados, pois a queda de temperatura pode fazer com que murchem. 
 
Variação: substitua a goiabada por doce de leite sem lactose.