Risoto de Gorgonzola Tirolez com Pera e Nozes

Tipo de Prato: Prato Principal

Tempo de preparo: 00h:30m

Rendimento: 4 porções

Ingredientes

- 320g de arroz arbóreo (mais ou menos 1 xícara de café de arroz por pessoa) - 1/2 cebola picada - 4 dentes de alho - 100ml de azeite extra virgem - 80g de Manteiga Sem Sal Tirolez - 160ml de vinho branco seco - 2,5 litros de caldo de legumes  - 100g de Queijo Gorgonzola Tirolez - 1/2 pera em cubos
- 2 colheres de sopa de nozes picada
- sal e pimenta a gosto
 
Ingredientes do Caldo de Legumes
- Para um bom caldo de legumes é preciso usar todos os legumes e temperos que você tiver em sua geladeira. Como essa receita vai muito de gosto pessoal, quanto mais legumes mais saborosos ficará o seu caldo.

Modo de Preparo

-  Prepare o caldo de legumes. Em uma panela grande com bastante água acrescente todos os legumes e temperos, deixando fervendo por 20 ou 30 minutos.  Após este tempo coe e destarte os ingredientes deixando apenas o caldo de legumes. Deixe o caldo bem quente durante o preparo do risoto. 
- Em uma panela grande e que você possa servir o risoto, aqueça o azeite e metade da Manteiga Tirolez. Refogue a cebola e em seguida, acrescente o arroz – mexa bem para envolver toda a Manteiga Tirolez nos grãos.
- Acrescente o vinho e deixe-o secar por completo. Assim que secar, vá acrescentando o caldo aos poucos (2 em 2 conchas) e mexendo sem parar.
 
- Quando o caldo estiver na metade, comece a provar para ver se está no ponto, o ideal é ficar um pouco ao dente para que ele finalize o cozimento no processo final.
- Desligue o fogo, acrescente o queijo amassado, a pera, as nozes 1 concha de caldo e a manteiga final. Tampe e deixe descansando por 3 minutos, antes de servir misture bem.
 
 
Dicas da Chef:
1. Deixe o seu caldo bem saboroso, pois ele é base do seu risoto.
2. O fogo deve estar sempre alto e nunca parar de mexer.
3. Reaproveite os legumes usados para o caldo para fazer uma deliciosa sopa, por exemplo.