Quiche Lorraine

Tipo de Prato: Prato Principal

Tempo de preparo: 00h:50m

Rendimento: 1 porções

Ingredientes

Para a massa: 
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (240 g) 
- 1 colher (chá) de sal (5 g) 
- ½ embalagem de Manteiga Tirolez sem Sal (100 g) 
Para o recheio: 
- 100 g de bacon em fatias 
- 150 g de Gruyère Tirolez 
- 2 ovos 
- 1 xícara (chá) de leite (200 ml) 
- 1 xícara (chá) de Creme de Leite Fresco Tirolez (200 g) 
- Sal 
- Pimenta-do-reino recém-moída 
- Noz-moscada

Modo de Preparo

Comece pela massa: coloque a farinha e o sal em uma tigela, acrescente a manteiga gelada cortada em pequenos pedaços e, com as pontas dos dedos, amasse ligeiramente, formando uma farofa. Adicione aos poucos até 3 colheres (sopa) de água e, ainda com as pontas dos dedos, amasse o mínimo possível, até que as partículas se aglutinem, formando uma massa. Cubra e deixe na geladeira descansando por 15 minutos.
Coloque a massa entre dois sacos plásticos e abra-a com um rolo. Retire um dos sacos plásticos e vire a massa sobre uma forma de fundo removível própria para quiche (25 cm de diâmetro x 3 cm de altura). Retire o segundo saco plástico e acomode a massa na forma, forrando o fundo e as laterais.
Com um garfo, faça furinhos no fundo. Cubra com filme plástico e leve de volta para a geladeira por mais 15 minutos ou até ficar gelada.
Enquanto isso, preaqueça o forno regulado em temperatura de 180 °C. 
Leve a massa ao forno para pré-assar por 15 a 20 minutos (até que fique levemente dourada). Retire do forno e reserve.
Faça o recheio: em fogo médio, frite as fatias de bacon em uma frigideira antiaderente sem óleo. Quando estiverem douradas, retire-as e deixe-as secando em papel-toalha. Depois de frias, corte-as em pequenos pedaços.
Rale o queijo tipo gruyère no ralo fino e coloque-o sobre a massa pré-assada, pressionando delicadamente para que fique bem distribuído. Polvilhe os pedacinhos de bacon por cima.
Em uma tigela, misture os ovos, o leite e o creme de leite até ficar homogêneo. Tempere com sal, pimenta-do-reino e noz-moscada ralada na hora. Distribua essa mistura sobre o recheio de queijo tipo gruyère e bacon.
Asse a quiche em forno preaquecido, a 160 °C, por 20 a 25 minutos ou até que a superfície esteja dourada.
Sirva em seguida