Crepe ao Gorgonzola

Tipo de Prato: Prato Principal

Tempo de preparo: 01h:00m

Rendimento: 12 porções

Ingredientes

Para a massa: 
- 1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo (180 g)
- 1 ½ xícara (chá) de caldo de legumes (300 ml)
- 3 colheres (sopa) de Manteiga sem Sal Tirolez (39 g)
- 1 ovo (60 g)
Para o recheio:
- 200 g de Queijo tipo Gorgonzola Tirolez
- 1 embalagem de Creme de Ricota Tirolez (250 g)
Para o molho:
- 5 tomates grandes, maduros e sem sementes (1 kg)
- 1 cebola pequena picada (60 g)
- 1 colher (chá) de sal (4 g)
Para a finalização:
- ½ xícara (chá) de Queijo Parmesão Tirolez ralado (55 g)

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 180 ºC.
 
Faça a massa: no liquidificador, bata a farinha, o caldo de legumes, 1 colher (sopa) de manteiga e o ovo até obter uma mistura homogênea.
 
Leve ao fogo uma frigideira média (preferencialmente antiaderente), ligeiramente untada com manteiga. Coloque meia concha de massa e espalhe sobre o fundo, de modo a obter uma massa fina. Deixe no fogo até as bordas começarem a levantar. Vire, com o auxílio de uma espátula, e doure do outro lado. Retire do fogo e reserve o crepe em um prato. Repita com o restante da massa.
 
Prepare o recheio: com o auxílio de um garfo, amasse o gorgonzola e acrescente o creme de ricota, misturando-os até obter um creme homogêneo. Espalhe uma camada do recheio sobre um crepe, enrole-o e coloque em um refratário médio. Repita o processo com os outros crepes, deixando-os lado a lado no refratário. 
 
Faça o molho: bata no processador os tomates, a cebola e o sal. Espalhe sobre os crepes e polvilhe com o queijo parmesão. Leve ao forno por 20 minutos, ou até gratinar. Sirva quente, como prato principal.